O Estado vai reforçar os apoios à compra de bicicletas, aumentando o investimento de 400 mil para 1,1 milhões de euros. Desta forma, particulares e empresas terão um apoio até 350 euros por unidade e a comparticipação chega até metade do preço. Os apoios podem ser solicitados até 30 de novembro de 2021 e vão incidir sobre os veículos comprados a partir de 1 de janeiro deste ano.
Será este incentivo suficiente para a mudança de paradigma? é necessário uma nova estratégia nacional ciclável? As bicicletas ganharam protagonismo nos últimos meses com cada vez mais cidadãos a recorrerem a este meio de transporte, seja para lazer, seja para a deslocação para o trabalho. Uma rede ciclável bem conectada e sustentável levará a que mais consumidores tenham uma experiência de mobilidade segura e consequentemente tenham o desejo de adquirir mais bicicletas elétricas. É uma prioridade para a economia verde, para as empresas e também para os municípios.
Dessa maneira, o Governo devia adotar novas medidas e propostas para o crescimento sustentável, não só para meios de transporte mais ecológicos em todas as cidades, mas também para diminuir os impactos socioambientais.
Comments